Empreitada de Construção da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora vai ser uma realidade

O Presidente do Município, Luís Rosinha, participou no dia 27 de agosto na cerimónia de assinatura do contrato da “Empreitada de Construção da Rede de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora”, onde esteve presente o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Antes da assinatura do contrato, a comitiva reuniu-se no paredão da Barragem do Abrilongo onde Rogério Ferreira, responsável da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), fez uma apresentação deste projeto que, numa primeira fase, pressupõe um investimento de 17.7 milhões de euros correspondentes à construção da rede de rega que, com 44 km de tubagens, irá beneficiar mais de 1500 hectares.
O grupo seguiu então para o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior (CIFA), onde Rogério Ferreira, em representação da DGADR, e Joana Pragosa, em representação da Pragosa S.A., responsável pela obra, assinaram o contrato, que foi posteriormente homologado pelo Ministro José Manuel Fernandes.
Nesta cerimónia usaram da palavra o Presidente do Município, Luís Rosinha, o Presidente da Associação de Beneficiários do Xévora (ABX), Luís Minas, com o Ministro da Agricultura e Pescas a encerrar a sessão.
O Deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, também estiveram na sessão.
Este projeto, financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, era uma obra há muito desejada pelos campomaiorenses, nomeadamente pela ABX, uma vez que a mesma irá potenciar significativamente a atividade agrícola do concelho.
De referir que, numa fase posterior, será ainda construída uma estação elevatória de rega, com um custo superior a 7 milhões de euros, o que totaliza um investimento de aproximadamente 25 milhões de euros no nosso concelho.