Gastronomia

15-05-2013 por

Gaspacho

Ingredientes:

alho
sal
tomate
pepino
pão
azeite
vinagre
batatas fritas (bem finas q.b.)

Pise o alho com algum sal, adicione um pouco de tomate e pise-o também. Corte o tomate restante e o pimento aos bocados. Adicione água fria e tempere tudo com azeite e vinagre. A este preparado junte o pão cortado às fatias finas e por cima decore com mais tomate e pepino. É uma prato que se come frio e acompanhado por batatas fritas às rodelas.

 

migas com entrecostoMigas com Entrecosto

Ingredientes:

azeite
alho
pão (cortado fininho)
entrecosto
colorau
pimentão da horta traçado q.b.

Frite o azeite e adicione-lhe alho pisado com sal. Deixe refogar um pouco e junte fatias de pão já cortadas (fininhas). Depois, refogue tudo mais um pouco e acrescente um bocadinho de água para não queimar. Quando o pão estiver cozido e já não houver água, retire tudo do lume. À parte, frite o entrecosto, que já temperou com sal, alho pisado, colorau e pimentão da horta traçado.

 

Ensopado de Borregoensopado-borrego

Ingredientes:

2 kg de borrego
2 dl de azeite
2/3 grãos de pimenta
2 cebola médias
Uma pitada de noz-moscada
5 dentes de alho
2 folhas de louro
1 molho de salsa
2/3 grãos de cravinho
Colorau
Sal q.b.

Tempere a carne de borrego em crú, com muita cebola picada, salsa e alho pisados, pimenta, cravinho, noz-moscada, louro e colorau. Coloque ao lume, em azeite, um pouco de cebola picada e deixe-a cozinhar. Quando o azeite estiver bem quente, junte a carne e deixe refogar muito bem. Acrescente água e deixe apurar, rectificando os temperos.

 

sopa de tomate com pimentos_rSopas de Tomate

Ingredientes:

tomate
azeite
cebola
pimento
1 ovo
pão cortado fino q.b.

Frite o azeite e adicione a cebola e o tomate cortados aos bocados e um pedaço de pimento. Refogue tudo, depois deite água e deixe cozer um pouco. Quando estiver cozido, triture tudo e leve novamente ao lume, adicionando o ovo e deixando cozer. Corte o pão às fatias finas para uma tigela e deite o caldo com o ovo sobre o mesmo. Acompanhe com figos ou uvas.

 

Sopas de Batatasopa-batata-frita_2S

Ingredientes:

azeite
batatas
cebola
alho
colorau
louro
1 ovo
pão cortado fino q.b.

Frite o azeite e adicione a cebola cortada aos bocados, as batatas às rodelas e deixe refogar. Depois, deite a salsa e o alho pisados, o colorau e o louro e deixe refogar mais um pouco, juntando depois alguma água. Deixe cozer as batatas e quando estiverem quase prontas adicione um ovo. Quando o mesmo estiver cozido, deite o caldo com o ovo e as batatas sobre o pão.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAçorda

Ingredientes:

1 molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos)
2 a 4 dentes de alho
1 colher de sopa bem cheia de sal grosso
4 colheres de sopa de azeite
1,5 L de água a ferver
400g de pão caseiro (duro)
4 ovos

Pise num almofariz (gral) reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho e o sal grosso. Deite esta papa na terrina. Regue-a com o azeite e escalde-a com a água a ferver, onde previamente escalfou os ovos (já retirado). Introduza então no caldo o pão, que foi cortado em fatias. Coloque os ovos no prato ou sobre as sopas na terrina, conforme o gosto.

 

Febras no Alguidar3375812713_fce5a2f054_o

Ingredientes:

febras de porco cortadas em cubos
vinho branco
azeite q.b.

Tempere, num alguidar, as febras com pimentão da horta, alho, sal e vinho branco. Frite-as em azeite. Acompanhe com batatas fritas cortadas em cubos.

 

DSC05295Feijoada à Portuguesa

Ingredientes:

500g feijão manteiga
1 colher sopa óleo
1 folha (s) de louro
400 g entrecosto
1 chouriço-de-sangue
100g toucinho
2 cenouras
1 cebola
50g margarina
1 dente de alho
2 tomates cortados em pedaços
1 ramo de salsa
2 folhas de louro

Escolha o feijão manteiga e ponha de molho em água fria durante 6 horas. Depois cubra o feijão com água e junte o óleo e a folha de louro e leve a cozer durante cerca de 1 hora. À parte, coza em água o entrecosto, o chouriço de sangue, o toucinho e as cenouras. Pique a cebola e aloure-a em margarina. Junte o dente de alho, os tomates em pedaços, o ramo de salsa e a outra folha de louro e deixe refogar tudo. Junte o feijão cozido e escorrido e um pouco de água de cozer as carnes. Tempere com pimenta e deixe apurar.

 

Cozido de Grãoscozido de graos1

Ingredientes:

250g de grãos
100g de cenouras
250g de batatas
250g de feijão verde
1 fatia de abóbora menina
300g de carne de borrego
100g de toucinho
1 chouriço (linguiça)
1 farinheira branca
1 farinheira de sangue
200g de pão caseiro
sal
hortelã

Põe-se de molho o grão em água de um dia para o outro. Coze-se o grão na panela de pressão. Depois, noutra panela, põe-se as carnes e os enchidos a cozer, mais ou menos 1 hora.
Depois das carnes estarem cozidas, tira-se um pouco de água das carnes onde vão cozer as batatas cortadas aos quartos, a cenoura, o feijão verde e a abóbora menina e junta-se o grão e um pouco de água do grão. Põe-se a hortelã para dar gosto. À parte, corta-se as carnes e servem-se numa travessa. Corta-se o pão caseiro às fatias e põe-se numa terrina a hortelã e o caldo por cima. Este caldo com o pão come-se juntamente com as carnes.

 

_20120218_P2180570Bacalhau Dourado

Ingredientes:

400g de bacalhau demolhado
3 cebolas médias cortadas em meia-luas finas
400g de batatas
2 dl azeite
2 dentes de alho picados
4 ovos
sal q.b.
pimenta q.b.

Coza o bacalhau cerca de 1 minuto num tacho com bastante água. Retire o bacalhau e desfaço-o, na mesma água coza as batatas, descascadas, até ficarem macias, corte-as em rodelas. Em seguida, numa frigideira aqueça o azeite e nele refogue as cebolas e os alhos. Num tabuleiro de preferência de barro, coloque uma camada feita com metade do refogado da cebola, disponha por cima outra camada com metade das batatas e sobre esta distribua metade da porção do bacalhau, tempere de sal e pimenta e continue a sobrepor camadas até acabar os ingredientes. Num recipiente bata os ovos com um pouco de sal, pimenta e deite sobre o preparado de bacalhau. Leve ao forno até que superfície esteja dourada.
Sirva bem quente.