Heráldica

18-11-2010 por

SIMBOLOGIA DO BRASÃO

O brasão é constituído por um escudo (factos marcantes da história e cultura da nossa povoação) com o formato da lei portuguesa, que são as armas nacionais, e na parte superior do mesmo, a coroa mural de prata apresentando três torres.
Sobre o escudo aparece o listel (relembra-nos através da sua forma um sorriso, que transmite um optimismo que nasce na nossa paz da consciência e na pureza da alma, sempre dedicadas ao bem) de cor branca e com letras negras:

Nossa Senhora da Graça dos Degolados – o nosso orago

Cruz de Tau: está relacionado com o nosso orago; este símbolo é dedicado às delicadezas da virtude, nomeadamente a Pureza, a Honra, e a Lealdade.

Picareta de Mineiro: caracteriza a exploração mineira, que fez parte integrante de várias gerações; simboliza a passagem dos romanos pela nossa zona.

O feixe de trigo / As espigas de trigo: além de ser um símbolo produtivo da nossa região, marca também o surgimento e fixação dos primeiros habitantes que vieram para Degolados fazer as campanhas agrícolas, mais concretamente a ceifa do trigo.

Significado de algumas palavras:

Orago – santo a quem é dedicado um templo ou capela.

Brasão – emblema (do nosso povo); lema; é um conjunto de peças que compõem o escudo heráldico (aquele que é versado em heráldica).

Heráldica – arte ou ciência de formar e descrever os brasões de armas; representação gráfica do brasão; conjunto dos emblemas do brasão.

Mina – cavidade artificial ou veio no seio da terra, para se extraírem minérios, combustíveis, águas, etc.