Degolados em Festa

As Festas em Honra de N. Srª da Graça dos Degolados, ou festas da freguesia, como são carinhosamente denominadas, decorreram no passado fim-de-semana, dias 3, 4 e 5 de agosto, e superaram as expectativas da organização.

A festa, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, arrancou na sexta-feira, dia 3 de agosto, com a abertura da quermesse, às 20:00 horas. No entanto foi cerca das 22.00 horas que começaram os espetáculos no Largo Manuel Rui Azinhais Nabeiro, com a atuação do Musical União Degolados.

De seguida subiram a palco o Presidente da Junta de Freguesia, Florival Cirilo, e a secretaria deste executivo, Olga Madeira, acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, e os Vereadores Sérgio Bicho e Isabel Raminhas. Florival Cirilo mostrou-se satisfeito com a realização desta festa, “para e de todos os degoladenses, que merecem estes 3 dias de muita animação, festa e actividades várias”. Florival Cirilo sublinhou que “esta é uma manifestação popular que chama sempre muita gente, tanto do concelho como de fora, exemplo disso é o grande número de emigrantes que retornam a Degolados por esta altura para viver esta celebração com a família na sua terra”. Também o Presidente Ricardo Pinheiro quis deixar uma palavra de consideração a todos os degoladenses e principalmente ao presidente Florival Cirilo que, “apesar da crise que se vive atualmente no país, quis oferecer esta festa a todos os seus conterrâneos, mesmo que para isso tenha sido necessário um esforço extra e muita dedicação para com a freguesia”. O autarca destacou a “excelente organização e o empenho de todos os degoladenses em proporcionar um excelente fim-de-semana a todos os presentes”.

A Festa continuou com muita animação, com a presença em palco dos grupos Duo Caldeira e WithoutHead. No sábado realizou-se um encontro de pesca desportiva, pelas 8:00 horas e uma garraida já no final da tarde, às 18:00h. A animação noturna ficou a cargo dos Baile a Baile que trouxeram muita animação à noite degoladense. Já de madrugada, pelas 2:00 horas, teve lugar uma festa da espuma com animação do DJ SpaceBozz.

No domingo de manha, às 9:00 horas celebrou-se a missa em honra de N. Srª da Graça dos Degolados, seguida de procissão. Também às 9h decorreu o torneio de malha, no Campo Rogério Martins. A tarde voltou a ser dedicada aos aficionados, com uma garraiada às 18:00h e a animação nocturna trouxe ao Largo Manuel Rui Azinhais Nabeiro as Ceifeiras de Degolados e o Duo Jorge e Célia.

Durante todo o fim-de-semana foram várias as centenas de pessoas que passaram por Degolados, tanto para participar nas actividades propostas, como para fazer parte das animadas noites no Largo do Bairro Novo. Florival Cirilo mostrou-se muito satisfeito com o resultado final destas festas e agradeceu a todos os que passaram por Degolados no decorrer desta celebração. As festas voltam para o ano que vem e o Presidente da Junta garante que “de ano para ano as Festas vão melhorando e resultado disso é que cada vez há mais gente a querer marcar presença. Isso só é possível com a excelente organização que temos e com todo o apoio prestado pelo Município”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.